Ministério Investiga interesse em prorrogar concessão do transporte Coletivo

Zucchi: Ministério  Público abriu  investigação para apurar a  prorrogação da concessão do transporte coletivo sem licitação.

Na semana passada, após a segunda votação do projeto de lei que visava alterar o prazo de vigência dos contratos de permissão do Transporte Coletivo urbano, o Ministério Público do Estado do Paraná informou que foi instaurado Inquérito Civil afim de apurar eventual improbidade administrativa praticada pelo prefeito municipal Augustinho Zucchi.

A investigação se deve ao fato de a prefeitura municipal não ter tomado as providências necessárias, em tempo hábil, para abertura e conclusão de processo licitatório para a contratação de empresa permissionária do Transporte Coletivo Urbano. O contrato com as empresas venceu em 1995 e foi prorrogado por mais dez anos, até o prazo de 31 de maio de 2015, sendo que a partir do último prazo os contratos ficariam automaticamente extintos e estariam vedadas quaisquer prorrogações, conforme as leis municipais que tratam da matéria, bem como a Lei Federal 8.666/93, que trata das licitações, e ainda os contratos firmados com as empresas.

O município de Pato Branco teve um prazo de 10 anos para elaborar um planejamento e iniciar um processo licitatório a tempo, entretanto findando o prazo, o prefeito municipal sequer apresentou o edital de licitação. Na tentativa de mascarar a sua negligência, a prefeitura de Pato Branco enviou à Câmara o projeto de Lei nº 84/2015, o qual foi aprovado sem o apoio da oposição e que alterou a lei da prorrogação de 2006, estabelecendo um novo prazo: 30 de abril de 2016.

Segundo o vereador Rafael Cantu (PCdoB) “defendi a derrubada do projeto, pois se tratava evidentemente de uma violação da legalidade, uma vez que não existiam quaisquer instrumentos legais que permitissem a alteração da referida lei”. Isso é, o prefeito enviou um projeto de lei ilegal para apenas ter a corroboração da Câmara Municipal, criando um efeito de legalidade, que não passa de um efeito, pois concretamente não existe qualquer legalidade na prorrogação do prazo dos contratos, sustentou o vereador. O Ministério Público reafirma, com a abertura desse Inquérito Civil, a ilegalidade dos atos cometido, em tese, pelo prefeito Augustinho Zucchi (PSDB). Os vereadores que votaram o projeto também deixaram de observar a legalidade do mesmo, aprovando a ilegalidade.

A administração de Pato Branco é objeto de diversas investigações do Ministério Público, provocadas pelos Vigilantes da Gestão Pública, a maioria delas refere-se a desobediência ao que estabelece a Lei. contratação de contadores sem concurso público, licitação para contratar a colocação de tela na BR, embaixo da passarela, com suspeita de valor superfaturado. Contratação de empresa para realizar concurso público com orçamento fraudado pela empresa vencedora.

Da Redação

Pin It on Pinterest