Debate RBS SC

Marcelo Brognoli, Professor Leonardo Sechi (UDESC), Renato Igor (mediador RBS), Sir Carvalho (Vigilantes da Gestão) e Gil Castelo Branco (Contas Abertas) debatendo o combate a corrupção.

A RBS levou ao ar debate em que o presidente da Ong Vigilantes da Gestão, Sir Carvalho, juntamente com Gil Castelo Branco (Contas Abertas), dentre outros convidados, discutiram e expuseram suas expectativas sobre o tema Corrupção e Controle Social.


Nos dias 6 e 7 deste o Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda realizou, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC), o 8º Seminário Catarinense de Transparência e Controle Social.  A programação de 2016 foi voltada ao debate sobre o combate à corrupção.

A abertura ocorreu às 9 horas de quarta-feira (6). O economista Gil Castello Branco abriu a programação com a palestra “A Transparência Como Instrumento de Combate à Corrupção”.  Conhecido em todo o Brasil pelo trabalho a frente da Associação Contas Abertas, que acompanha a execução orçamentária e financeira da União, o economista falou sobre sua experiência na busca da transparência dos dados públicos e como tais práticas podem auxiliar no combate a fraudes e mau uso do dinheiro público.

Controle social – Ainda no período da manhã, às 10h45, ocorreu o painel “Eleições Municipais: Atuação do Controle Social”. Mediado pelo jornalista do Grupo RBS Renato Igor, o debate reuniu o procurador federal André Bertuol (Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal em Santa Catarina), a secretária Denise Goulart Schlickmann (Controle Interno e Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina),  e o diretor Diego Calegari (Secretaria de Estado da Educação e criador do Politize).

No mesmo dia, a RBS levou ao ar debate em que o presidente da Ong Vigilantes da Gestão, Sir Carvalho, juntamente com Gil Castelo Branco (Contas Abertas), dentre outros convidados, discutiram e expuseram suas expectativas sobre o tema Corrupção e Controle Social.

Os temas são “Investigações em Portais de Transparência” e “Fiscalização de Licitações e Contratos”. Na quinta-feira(7) o presidente do Vigilantes da Gestão, Sir Carvalho realizou a palestra “Controle Social na Prática”.

UDESC apresntou projeto para criação do Observatório Estadual

Um grupo de mestrandos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mobiliza as principais instituições do Estado para criar o Observatório de Santa Catarina. Nos moldes dos observatórios municipais, o Observatório de Santa Catarina vai atuar no controle dos gastos públicos de órgãos de âmbito estadual.

A ideia surgiu na disciplina Policy Advocacy, ministrada pelos professores Leonardo Secchi e Leandro Schmitz. Policy Advocacy pode ser traduzido como “defesa de políticas públicas”. Nesta disciplina, voltada à administração pública, o grupo discute a formatação, divulgação e implementação de políticas públicas nas mais diversas áreas. Neste ambiente de debate, o grupo concluiu que Santa Catarina precisa de um observatório social com foco no controle social das contas do Estado. O que se pretende é criar uma instituição organizada pela sociedade civil que trabalhará em parceria com os órgãos de controle institucional no combate à corrupção e ao mau uso do dinheiro público.

Pin It on Pinterest