10 Conselhos para os aprendizes do Controle da Gestão Pública

 

 

  1. Não se contamine com questões partidárias

Quando você se envolve com partidos, pela característica dos mesmos, passa a ver pelo prisma do lado da oposição ou situação, embota o juízo de valor dos fatos e prejudica o resultado.

 

  1. Não olhe o comportamento do agente

Todo cidadão tem seu jeito de fazer, falar, agir. O que importa é a regra, a lei. Pode não ser o que queremos, mas tem que ser o que manda a lei.

 

  1. Não se envolva na solução

Controle é fato concreto, é análise fria, por isso, se você quiser participar das ações executivas, terá dificuldades para fazer seu trabalho. O painel do carro não dirige o veículo, apenas aponta as condicionantes do sistema.

 

  1. Não se alimente do sistema

Se você depende do sistema de governança do Estado, em algum momento será subserviente a ele, por isso o controle perde a independência que tanto carece para fazer seu trabalho. Inúmeras iniciativas quedaram sem resultados, por haver a relação promíscua entre Estado e cidadão.

 

  1. Não tenha chefes

Ao formatar sua equipe, não busque em grupos da sociedade contaminada. As organizações dependem da política – não é pecado isso – mas no controle, pela natureza do trabalho, entra em conflito com o trabalho de lobby que estas fazem. Desta monta, haverá análise de custo-benefício e o controle será prejudicado.

 

  1. Não se afaste da lei

O controle segue padrões de análise – são as leis vigentes – por isso, não há invencionismo, tem que exigir a lei, apenas e tão somente isso.

  

  1. Não busque autopromoção

A fama é inimiga do trabalho, chegará uma hora que isso acontecerá pelo conteúdo produzido em longo prazo, mas não pode ser objetivo do controle. A vala comum é lugar dos vermes, não é lugar dos heróis.

 

  1. Respeite o Gestor

Ele foi colocado ali pelo voto democrático – tem autoridade – desde que dentro da lei. Respeitar não significa subserviência. Se houver abusos, o único caminho é caneta, pé na porta e algemas.

 

  1. Observe as mudanças

As leis são dinâmicas, estudar constantemente os preceitos legais não é uma opção, é obrigação. Caso contrário, você se transforma em um dinossauro sem serventia e será engolido pelas mudanças.

 

 10.Horizontalize informação

Não queira ser mais um privilegiado com canais exclusivos de informação. Exija que o ente público coloque os dados para todos. Não se trata de ser um deus, trata-se de plantar uma semente, esperar o crescer da árvore, onde os frutos, as próximas gerações, colherão.

 Sir Carvalho

10 Conselhos para os aprendizes do controle da Gestão Pública

 

Pin It on Pinterest