Mauro Cenci, reeleito,

Mauro Cenci, prefeito de Saudade do Iguaçu, condenado a perda do mandato por ter comprado votos com telhas de amianto e outras vantagens.

O trabalho do Ministério Público,  com a colaboração do Vigilantes da Gestão, culmina com a condenação dos acusados. Voto não tem preço, a sociedade precisa mudar o seu modo de ver as eleições e os políticos também. 


O Juízo Eleitoral da 151ª Zona de São João, no Sudoeste paranaense, julgou procedentes os pedidos formulados pelo Ministério Público do Paraná e cassou os diplomas do prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci, do vice-prefeito e de três vereadores por compra de votos. Todos foram condenados ainda ao pagamento de multa. Um secretário municipal e uma servidora pública também receberam pena de multa pelos mesmos fatos.

Em decorrência da Operação Amianto, deflagrada em 8 de novembro e conduzida pelo núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Ministério Público Eleitoral, a Promotoria Eleitoral havia ajuizado representação contra os políticos, então suspeitos de compra de votos nas eleições do ano passado.

Naquela operação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e oito mandados de condução coercitiva em Saudade do Iguaçu. Durante as investigações, o Ministério Público encontrou fortes indícios de compra de votos por parte do grupo político requerido, principalmente com a oferta de material de construção e reforma de casas a eleitores em troca dos votos.

O prefeito Mauro Cenci deverá pagar multa de R$ 15,9 mil, enquanto os outros réus foram condenados ao pagamento de multa de R$ 10,6 mil. Ainda cabe recurso da decisão (ao Tribunal Regional Eleitoral), que não tem efeitos imediatos até o julgamento dos recursos.

Lembre o caso – O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, realizou no dia 8 de novembro passado, operação para cumprimento de mandados expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Curitiba. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e oito mandados de condução coercitiva em Saudade do Iguaçu, no Sudoeste paranaense.

As buscas foram cumpridas no gabinete do prefeito de Saudades do Iguaçu, Mauro Cenci, em gabinetes de vereadores, na Câmara daquele município, e nas casas de investigados. Foram presas em flagrante cinco pessoas por porte ilegal de armas e munições.

Decisão judicial Saudade do igauçu

Decisão Judicial

As medidas solicitadas pelo Ministério Público Eleitoral tiveram origem em investigações realizadas pelo núcleo do Gaeco em Francisco Beltrão, durante as quais os investigadores se depararam com indícios de compra de votos por parte de políticos, principalmente em troca de material de construção e reforma de casas. O Gaeco remeteu as informações para o Ministério Público Eleitoral, que pleiteou as medidas deferidas pelo TRE do Paraná.

Após, a Promotoria de Justiça Eleitoral de São João (sede da Comarca) no dia 23 de novembro de 2016, representação eleitoral contra 15 pessoas suspeitas de compra de votos nas eleições municipais. Entre os réus, estava o prefeito, o vice-prefeito, sete vereadores, a secretária de Assistência Social e servidores públicos.

Pin It on Pinterest