População vai controlar atos dos gestores para evitar desvios e desperdícios do dinheiro dos impostos.

Aconteceu nos dias 7 e 8 deste mês evento para treinar um grupo de voluntários de Blumenau a controlar as atividades dos órgãos públicos e evitar desvios de recursos. O treinamento foi ministrado pelo presidente do Vigilantes da Gestão e tratou de compras públicas, indicadores da gestão, produção da Câmara de Vereadores, uso de diárias, entre outros temas.


Na avaliação dos participantes, todos cidadãos voluntários interessados em controlar os atos dos agentes públicos, o encontro foi extremamente produtivo. Além de voluntários locais, teve a participação de funcionários públicos de outros municípios.

O voluntário do Observatório Social de São José, Jaime Luiz Klein, prestigiou o evento e contribuiu com sua experiência, demonstrando que é possível controlar o uso do dinheiro do povo e evitar que milhões sejam desperdiçados.

Outra participação externa à Blumenau foi de Paulo Moreira da cidade de Penha, onde já desenvolve vigilância das contas públicas e já fez diversas denuncias de desvios do dinheiro da população.

A promoção do evento foi do IVL – Instituto Verdade e Liberdade, entidade que congrega pessoas preocupadas com valores de cidadania e vem fazendo diversas manifestações em prol da cidade de Blumenau.

Para o IVL, a importância de controlar as contas públicas e os atos dos agentes é tão importante quanto saber votar e cumprir os deveres individuais.

Segundo membros do IVL, a cidade carece de um controle efetivo, “não é possível ver atos que atentam conta a lei e que pode ferir o interesse da sociedade. Um exemplo é a tentativa do município construir uma ponte sem os estudos adequados, em local inadequado, projeto suspenso atualmente por determinação da justiça, após atuação do Ministério Público Federal” informou um dos organizadores.

O papel dos vereadores foi bastante discutido, na avaliação da maioria, os vereadores não estão fazendo o dever de casa, não fiscalizam as compras públicas, não analisam as licitações, e deixam passar projetos ilegais do prefeito.

“Pretendemos levantar os indicadores da gestão, de forma critica, para balizar análise da forma como é usado o dinheiro dos tributos” reforçou outro voluntário. “Se houver desvios, levaremos ao conhecimento das autoridades e esperamos que Blumenau entre nos eixos”.

No Brasil cresce o número de pessoas que se articulam em torno do controle da gestão pública, na maioria das vezes, o fato se dá porque as câmaras de vereadores não estão cumprindo com o dever de fiscalizar o prefeito.
Conheça as cidades que já contaram com a atuação do Vigilantes da Gestão: mapa

Pin It on Pinterest