banner_gaecoO Ministério Público Eleitoral, com apoio do núcleo de Foz do Iguaçu do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou, quarta-feira, 14 de junho, a Operação “Duas Caras”. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos gabinetes e nas residências do prefeito, do chefe de gabinete e de um vereador do município de Serranópolis do Iguaçu, no Oeste paranaense, município que integra a comarca de Medianeira. O pedido foi feito ao Tribunal Regional Eleitoral pela Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná, em conjunto com a Promotoria Eleitoral de Medianeira.


 A operação foi deflagrada após apuração do Ministério Público verificar o envolvimento dos agentes políticos na prática de crimes como corrupção eleitoral, organização criminosa, corrupção de testemunhas, coação no curso do processo, falso testemunho e falsidade ideológica, entre outros.

 Os fatos tiveram início durante as eleições municipais de 2016, quando foi identificada a compra de votos em favor dos integrantes do grupo. Após o início das investigações e o ajuizamento de ações pelo Ministério Público, os envolvidos teriam ameaçado e pago propina a testemunhas para que alterassem seus depoimentos nos processos e forjassem documentos, entre outras condutas ilícitas, inclusive com pagamentos de propina ocorridos na Prefeitura de Serranópolis do Iguaçu. Os alvos da operação também foram intimados da proibição de aproximação e contato com testemunhas.

 Em decorrência da investigação, o Ministério Público ajuizou ação de investigação judicial eleitoral pedindo a cassação dos mandatos dos envolvidos. A ação foi julgada procedente pela Justiça Eleitoral da Comarca, e o processo encontra-se em fase de recurso.

Fonte: MPPR

 

 

Pin It on Pinterest