O MP-PR propôs a ação depois de buscar resolver a questão de forma administrativa, com a expedição de recomendação dirigida ao prefeito para solução das irregularidades verificadas no Portal da Transparência de Paranaguá, que descumpria uma série de exigências previstas pela legislação e não era atualizado com frequência. 

LogoTransparencia_nos_Municipios_bordaO Município de Paranaguá, no Litoral do estado, foi obrigado pela Justiça a regularizar seu Portal da Transparência. A determinação judicial, expedida pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública da Comarca, atende ação civil pública ajuizada pela 4ª Promotoria de Justiça de Paranaguá. Foi estipulado prazo de 30 dias para que a prefeitura faça a atualização do serviço.

Na ação, o Ministério Público do Paraná cobra a atualização do Portal, sem sonegação de informações, conforme determinam a Constituição Federal e a Lei Federal nº 12.527/2011, que regulamenta o direito constitucional a informações públicas. A decisão impôs ao Município a atualização constante do sistema, com a implementação, alimentação regular e gerenciamento técnico e mensal, com as informações necessárias ao funcionamento do Portal da Transparência, de acordo com as exigências legais. Foi deliberado ainda que a prefeitura “se abstenha de omitir informações, dados e esclarecimentos”.

O MP-PR propôs a ação depois de buscar resolver a questão de forma administrativa, com a expedição de recomendação dirigida ao prefeito para solução das irregularidades verificadas no Portal da Transparência de Paranaguá, que descumpria uma série de exigências previstas pela legislação e não era atualizado com frequência. Ainda cabe recurso da decisão.

Fonte: Ministério Público do Paraná

Pin It on Pinterest