Lixões a céu aberto, um grave problema de saúde pública.

Entre os dias 15 a 20 de abril, o presidente do Vigilantes da Gestão realizou visitas a diversos municípios da região oeste do Paraná, visando apurar atos irregulares, fazer orientação aos gestores e estabelecer novos contato com representantes do Ministério Público.

Nas visitas aos setores de licitação, foram analisados editais já encerrados, outros que estão em fase de elaboração, foi dado importantes orientações preventivas e curativas a fim de proteger os interesses do erário. Na maioria das vezes a elaboração de editais com condicionantes insuficientes, ou inadequadas levam a compras e contratos perniciosos, explicou Sir Carvalho.

As orientações vão desde as exigências técnicas para a contratação de determinado serviço mais complexo, a necessidade de exigência de seguro garantia, nos contratos de lixo, exigência de EIA/RIMA para contratar empresas que prestam serviços de aterro, até a publicação dos documentos no portal de transparência.

O trabalho é voluntário, não custa nada para as prefeituras, é feito com recursos próprios do Vigilantes da Gestão.

Investigação – Ao mesmo tempo em que as visitas servem para orientar os gestores e sua equipe, também foram levantados potencias crimes e até conluio entre empresas desonestas e alguns agentes. Estes dados lastreiam futuras operações que podem culminar com a ação do Ministério Público.

Para alinhar ações de combate a corrupção, o presidente do Vigilantes da Gestão esteve reunido com promotores de diversas Comarcas, apresentando as demandas, forma de atuação e também conhecendo as condições de trabalho do MP e os resultados das denúncias já encaminhadas ao longo de cinco anos.

Pin It on Pinterest