Promotor de Justiça, Roberto Tonon Júnior, um dos encarregados para a condução do GAECO na região sudoeste do Paraná (foto Jornal de Beltrão).

Promotor de Justiça, Roberto Tonon Júnior, um dos encarregados na condução do GAECO na região sudoeste do Paraná (foto Jornal de Beltrão).

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a promotoria da Comarca de Palmas desencadearam na manhã desta terça-feira, 22, a Operação Tiradentes que investiga sete odontólogos da prefeitura que batiam o ponto nas unidades de saúde e seguiam para trabalhar em seus consultórios particulares. Um deles foi preso em flagrante. Os investigados devem ser denunciados pelo Ministério Público pela prática ilícita de peculato, falsidade ideológica e estelionato.

A operação foi logo pela manhã e contou com a participação de 24 policiais, sendo cumpridos mandados em dez locais diferentes, entre prefeitura, postos de saúde e consultórios. As autoridades recolheram material, vídeos de câmeras de segurança, agendas, registros de cartão ponto e computadores. Tudo será analisado por peritos para embasar o processo. A investigação começou no mês de novembro do ano passado a partir de uma denúncia que foi levada à promotoria. O Ministério Público acionou o Gaeco que prestou suporte em todo trabalho de investigação.

O promotor de justiça Roberto Tonon Júnior, coordenador do Gaeco, afirmou que foi feito um amplo trabalho de campo, com provas que demonstram indícios de que os dentistas estavam burlando o sistema ao ausentarem-se do local de trabalho sem prestar o atendimento ao público.

O dentista preso, estava em seu consultório atendendo pacientes particulares. A agenda dele, que foi apreendida, mostra diversos procedimentos agendados exatamente no horário em que deveria atender a população, para o qual foi contratado e recebia remuneração. A investigação na promotoria de Palmas foi coordenada pelo promotor José de Oliveira Junior. Foram registradas situações do tipo: dentistas que iam ao supermercado fazer compras depois de bater o ponto ou que seguiam até o local de pijama.

De acordo com Tonon, essa foi a primeira participação do Núcleo do Gaeco do Sudoeste, que está funcionando desde janeiro com sede em Francisco Beltrão, em uma operação na região. A equipe já tem sede própria e conta com oito policiais, sendo dois civis e seis militares, além dos promotores de justiça.

Fonte: Jornal de Beltrão

Pin It on Pinterest