O Vigilantes da Gestão, em visita a Cascavel (dias 19 a 23/07), a pedido da comunidade, através de denuncia anônima, investigou danos ambientais e acionou a Policia Ambiental o IAP e a prefeitura de Cascavel para fazer vistoria em uma empresa de destinação de entulho de resíduos da construção civil (LAPA ENTULHOS E LOCAÇÕES), que estaria fazendo destinação ilegal de materiais contaminantes nas suas áreas.

614672

Sementes com agrotóxicos (tratadas) dispostas irregularmente em área sem licenciamento.

Ao visitar a área preliminarmente, o presidente da ONG, Sir Carvalho, constatou que no local havia resíduos contaminados de diversas origens, dentre eles foi constatado gesso contaminado por produtos químicos, cinzas de caldeira, além de soterramento de material, o que pode caracterizar o local como “lixão”.

Para surpresa de Sir Carvalho e da Polícia Ambiental, que foi a única que acompanhou a vistoria, nas redondezas, foram localizadas toneladas de material disposto de forma irregular, inclusive sementes tratadas com agrotóxicos dispostas de forma totalmente irregular.
A área em que as sementes tratadas foram localizadas é nos fundos das lagoas de tratamento da COOPAVEL, nos fundos de um bosque, e a Polícia Ambiental vai investigar se pertence àquela cooperativa ou se foram destinados por outra empresa e de quem é a enorme carga toxica(foto).

Ao serem chamados, os órgãos competentes – Secretaria do Meio Ambiente, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e a Polícia Militar Ambiental – apenas a PM Ambiental acompanhou o trabalho. O depósito está localizado às margens da BR-277, próximo do Trevo Cataratas, em Cascavel. Vão ser averiguados agora quais são as empresas envolvidas nestes casos e saber como e porque ocorria isso, já que o local não é para destinação de resíduos contaminantes.

Descarga de material contaminado que seria usado para compostagem.

Mais tarde, ainda em prosseguimento nas diligências de investigação, para comprovar as informações do representante da empresa Lapa de que o Gesso era destinado para a outra empresa, o representante do Vigilantes da Gestão foi até uma empresa de compostagem e constatou a presença de toneladas do material gesso contaminado que seria usado para composto orgânico (foto), sendo orientados a retirar o material do local.

No site da prefeitura de Cascavel, é possível identificar as empresas cadastradas para cada tipo de resíduos, e segundo a legislação, qualquer alteração ao que está na licença das empresas devem ser precedidas de autorização ambiental. Ao que parece, algumas empresas estão burlando a lei e indo além do que está autorizado pela Licença de Operação (LO) concedida pelo IAP.

No dia seguinte (sexta 22), em visita ao Ministério Público, Sir Carvalho foi recebido pelo titular da 9ª Promotoria do Meio Ambiente, promotor Angelo Mazzucchi Santana Ferreira, para ser informado sobre os fatos e que em breve receberá formalmente a Noticia de Fatos encaminhado pelo Vigilantes da Gestão.

Pin It on Pinterest