Atendendo pedido do Ministério Público do Paraná, em ação cívil eleitoral, o Juiz Eleitoral condenou o deputado Hussein Bakri, em razão da prática de abuso de poder político e econômico para compra de apoio político (duas vezes), formação de caixa “dois” e participação em doação ilegal à campanha eleitoral, à pena de inelegibilidade por 8 (oito) anos a partir das eleições de 2016.

Também foram condenados Thyago Antônio Pigatto Caus, Júlio Adilson Pires, André Luís Aleixo, Vinícius José Rocha, Maria Ester Paganotto Savi, Alla Boyko Gussoni, Henrique César Gussoni, Carmen Elizabeth Scheibe Ferreira, Everton Distefano Ribeiro, Emannuel Gabardo Taques, César Augusto Bogus e Mário Lúcio Pereira Ferreira.

Na denúncia, o Ministério Público sustentou que os condenados Hussein Bakri e Thyago Antônio Pigatto Caus (sogro e genro), no certame municipal de 2016, no qual o segundo concorria ao cargo de Prefeito, realizaram captação ilícita de sufrágio. Afirmou que promoveram uma competição, com premiação, para os eleitores que levassem o maior número de pessoas ao evento realizado no pátio da casa de shows Wooden Hall, no dia27/08/16, do qual participaria o apresentador de programa televisivo Ratinho, bem como seu filho, Ratinho Jr.

Segundo consta da denúncia, o deputado Hussein Bakri prometeu uma viagem para Curitiba, onde o vencedor passaria o dia com o deputado, conhecendo os trabalhos da Assembleia Legislativa, além de ganhar almoço e jantar, sendo que tais despesas seriam arcadas por Hussein Bakri.

Além disso, o Ministério Público a apontou que a prática de conduta caracterizaria abuso do poder político por parte de Hussein Bakri, uma vez que ele teria cedido os funcionários públicos durante do expediente, para que atuassem na campanha do Thyago Pigatto e do seu vice, Júlio Adilson Pires.

Também na denúncia do MP, o chefe da 6ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, sr. Henrique César Guzzoni, indicado por Hussein Bakri para o cargo, também teria atuado na campanha eleitoral de Thyago Pigatto.

Consta, ainda, na denúncia que houve abuso do poder político e econômico decorrente do oferecimento de cargo comissionado na prefeitura em troca de apoio político. Explicando, o Ministério Público narrou que a chapa de Thyago Pigatto tinha interesse que o PMDB integrasse a coligação formada para disputar o certame municipal, indicando como vice-prefeito Antônio Alexandre Moreira (vulgo “Toninho da Ótima” ).

É também, segundo o Ministério Público, os réus teriam praticado abuso de poder político e econômico decorrente da oferta de cargos comissionados na Assembleia Legislativa do Paraná em troca de apoio à campanha municipal.

“No tocante ao investigado Hussein Bakri, restou devidamente comprovado que oferta de cargo comissionado junto à Prefeitura de União da Vitória em troca de apoio político do José Augusto Mucke, ofertou cargos de assessoria junto a seu escritório local vinculado à Assembleia Estadual modo a convencer Daniel Fernando a concorrer como seu vice, no desiderato de conseguir o apoio político do PMDB, realizou arrecadação ilícita de valores aplicados na campanha eleitoral, uma vez que não declarados e seguramente era o chefe maior de toda a operação nefasta criada para levar seu genro ao posto de chefe do executivo local, passando todas as negociatas e operações ilegais sob seu crivo.” Escreveu o Juiz.

A condenação foi no âmbito eleitoral, ainda falta ações no campo da improbidade que deverá ser apresentado pelo Ministério Público.

Pin It on Pinterest