Quality Bio, empresa do Grupo Stang, em Umuarama, não operava mas fornecia orçamentos para licitações em diversas prefeituras.

O Grupo Stang é proprietário dos Postos Delta, com unidades no Paraná e Santa Catarina, da empresa de lixo Sabiá Ecológico Ltda, já investigada por suspeita de irregularidades em licitações em diversas prefeituras do Paraná, entre outros negócios. O Vigilantes da Gestão fez levantamento de diversas atividades do grupo, detectando inclusive que havia uma empresa, em Umuarama, que era usada para fornecer orçamentos em licitações, mas não operava.


O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Francisco Beltrão, no Sudoeste do estado, cumpriu na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva em operação que investiga a falsificação de documentos e laudos para licença de postos de combustíveis do grupo empresarial Stang.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências, escritórios e sedes de empresas nas cidades de Francisco Beltrão e Nova Esperança do Sudoeste. Nos locais, foram apreendidos documentos, computadores, celulares, armas de fogo e munições. Durante o cumprimento dos mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão, duas pessoas foram presas em flagrante por posse de armas e munições.

A investigação apura o uso de laudos falsos de análise de efluentes (caixa separadora de água e óleo) e de água (poços de monitoramento) para que diversos postos de combustível, todos pertencentes ao mesmo grupo, conseguissem obter ou renovar licenças necessárias à operação, inclusive ambiental. Os postos estão localizados em cidades do Paraná e de Santa Catarina.

O Grupo Stang é proprietário dos Postos Delta, com unidades no Paraná e Santa Catarina, da empresa de lixo Sabiá Ecológico Ltda., já investigada por suspeita de irregularidades em licitações em diversas prefeituras do Paraná, entre outros negócios. O Vigilantes da Gestão fez levantamento de diversas atividades do grupo, detectando inclusive que havia uma empresa, em Umuarama, que era usada para fornecer orçamentos em licitações, mas não operava. A empresa é do grupo e foi comprada do filho do ex-chefe do IAP de Umuarama.

Ao longo dos últimos anos, o Grupo Stang se especializou na compra de postos de combustíveis no Estado do Paraná e Santa Catarina, muitos dos postos possuíam diversos problemas ambientais, que logo passaram por reforma e operam normalmente. Dentre as empresas consta uma distribuidora de combustíveis, em Araucária.

As investigações do GAECO chegaram a fraudes em laudos técnicos para legalizar o licenciamento dos postos e pode haver suspensão da comercialização, com pedido para lacrar as bombas por não observar as leis e colocar a saúde da população em risco.

 

 

Pin It on Pinterest