SEM CONSÓRCIO REGIONAL, IAP ESTUDA AUTORIZAÇÃO EMERGENCIAL PARA DESTINAÇÃO DE LIXO EM CIDADES DO OESTE

(Texto por Juliet Manfrin – Portal 24h – Fotos: Vigilantes da Gestão)

Os entraves envolvendo a implantação do Consórcio Intermunicipal para Gestão e Tratamento de Resíduos Urbanos do Oeste do Paraná, que terá sua sede para destinação de até 300 toneladas/dia toneladas de lixo/dia vindos de 32 municípios do oeste, está frustrando planos e deixando prefeitos de toda a região preocupados.

Não é para menos, muitos contavam com a possibilidade de destinação imediata de seus resíduos, alguns acreditavam que isso iria ocorrer ainda no ano de 2019, outros tantos aguardavam por isso já no início de 2020.

Ocorre que, o chefe do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), José Volnei Bisognin reconhece: o processo para licenciamento da área está apenas no início e toda tramitação pode levar muito tempo para ser finalizada. “O licenciamento de hoje é para envio de 70 toneladas/dia, com esse consórcio se quer mais 150 toneladas/dia, já autorizamos o funcionamento do anexo do aterro, mas para o atendimento do município de Toledo apenas, não para os demais”, afirmou.

8 em cada 10 têm problemas com o lixo
Segundo levantamento da ONG Vigilantes da Gestão Pública, estima-se que hoje 8 em cada 10 municípios que integram o consórcio está com um estrangulamento, seja na capacidade de suas células municipais para destinação dos resíduos, seja nos contratos de recolhimento do lixo. Há ainda, aqueles que sequer possuem aterros e ainda convivem com os lixões, em completa desconformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e que previa o fim dos lixões.

Sir Carvalho

“Na região oeste temos o caso de Terra Roxa, por exemplo, que ainda convive com um lixão.

Durante vistoria no ano passado, encontramos idosos no local recolhendo lixo.

Lá o Município contava com a possibilidade de levar os resíduos imediatamente para Toledo”, conta o presidente da Vigilantes da Gestão Pública, Sir Carvalho.

Carvalho esteve em parte dos municípios para acompanhar audiências e parte do processo de tramitação para inclusão no consórcio e disse ter ficado preocupado com o que encontrou.

“Não somos contra o Consórcio, muito pelo contrário, queremos que funcione e atenda bem, é um grande problema a ser resolvido, mas precisa ser de uma forma correta, que não cause danos e que esteja em conformidade com a lei”, completou.


Confira a matéria completa:  https://www.portal24.com.br/2020/01/sem-consorcio-regional-iap-estuda.html 


Relembre a tramitação do caso:

Toledo Pr –  Vigilantes da Gestão entrega Relatório Técnico ao Ministério Público do Paraná e pede afastamento de Secretário Municipal

TOLEDO – Meio Ambiente: autoridades e técnicos pedem cautela na implementação do Consórcio

RELATÓRIO VIGILANTES DA GESTÃO SEMANA 13 a 19 de OUTUBRO 2019 com Audiência Pública em Toledo

 

Vigilantes da Gestão vai auditar projeto que pretende atuar com 32 cidades

 

Pin It on Pinterest