Vigilantes da Gestão notifica Prefeito de Campo Mourão PR,

por potenciais irregularidades em licitação

 

 

Através de levantamento de VIGILANTES SECRETOS, o Vigilantes da Gestão analisou o edital de Pregão Presencial nº 79/2020, onde a sessão pública foi designada para o dia de hoje – 1º de setembro – no Município de Campo Mourão/PR. Sendo detectado potenciais vícios que limitam o caráter competitivo do certame e que colocam em risco os interesses da população, podendo ocasionar prejuízos aos cofres municipais.

O objetivo da licitação é o registro de preço para a contratação de empresa para coleta, transporte, recebimento e destinação final – ambientalmente correta – dos materiais inservíveis.
Conforme análise, constatou-se que o Edital está incompleto.

Sabe-se que existem critérios básicos de seleção para aterros, como o zoneamento ambiental, acessos, vizinhança, economia do transporte, titulação da área escolhida, economia operacional do aterro, infraestrutura e logística, dentre outros, visando evitar a contaminação do solo, dos lenções freáticos e do meio ambiente, como um todo.
Sendo assim, o Edital deve ser ajustado e corrigido, incluindo tais detalhes e a exigência do EIA/RIMA. Incluindo também,  todas as exigências do fornecedor quanto ao licenciamento do empreendimento que receberá os resíduos da cidade, tais como LO – Licença de operação do aterro, EIA/RIMA, conforme a lei.

AGLUTINAÇÃO EM ÚNICO LOTE – A “aglutinação” significa agrupar mais de um serviço ou produto em um único objeto a ser licitado. No entanto, a opção pela aglutinação deve ser acompanhada de uma justificativa que demonstre a vantajosidade para a prefeitura.

“Não basta dizer que é vantajoso, tem que provar que é” afirma Sir Carvalho, Presidente do Vigilantes da Gestão.

“A aglutinação do objeto é medida excepcional em razão do artigo 23, §1o, da Lei 8.666/93, a qual impõe o fracionamento como regra” aponta Sir.

Ao aglutinar vários serviços em um único lote, a prefeitura impede a participação de empresas que só atuam em um dos serviços, reduzindo a disputa e beneficiando algumas empresas maiores, o que pode encarecer o serviço. Empresas que atuam unicamente no ramo da coleta de resíduos, da forma que está definido o edital estarão impedidas de disputar o certame, pois não atendem o objeto por completo.
Diante das potenciais irregularidades, o Vigilantes da Gestão notificou extrajudicialmente o prefeito para que suspenda o certame e faça as correções, abrindo novos prazos.

Por aqui, seguimos sempre, Vigilantes da Gestão!



Quer o Vigilantes da Gestão atuando pelo seu Município?

Siga a Receita e contribua com doações.

Lembre-se: O trabalho é todo voluntário. Mas os custos, infelizmente não.

RECEITA PARA FAZER DENÚNCIAS  E DADOS PARA CONTRIBUIÇÕES

⚫Não temos como atuar fora desta receita e muito menos, atuar sem receita, atuar sem doações.

⚫Não recebemos dinheiro público.

⚫Sente na frente do computador ou com o seu smartphone, estude, faça o passo a passo e lembre-se que serão necessárias doações financeiras para que se dê continuidade!

  1. Primeiro certifique-se que o fato é real, tem materialidade;
  2. Colha provas dos fatos (documentos, prints, cópia de licitação, extrato de contrato, etc);
  3. Faça um relato detalhado dos fatos (o quê, quando, onde, porque, quem e como);
  4. Qualifique as pessoas envolvidas (Nome completo, função na administração pública, grau de participação no fato, se possível CPF e RG, endereço, etc.);
  5. Qualifique o representante do Ministério Público da cidade ou Comarca (Promotoria, Nome do Promotor, endereço, e-mail, etc.);
  6. Coloque em formato Word, junte as provas (vídeos, gravações, etc.);
  7. Envie para o e-mail vgp@vigilantesdagestao.org.br
  8. Conclame os amigos, os familiares, os vizinhos, todos os seus conhecidos, a contribuírem com a sustentabilidade financeira do Vigilantes da Gestão. O trabalho é voluntário. Os custos não.

O resultado deste trabalho, influenciará positivamente na vida de todos. Pense nisso!
.
❇️Links para contribuições aqui no site:
https://www.vigilantesdagestao.org.br/doacoes/

Ou Deposito Bancário – Vigilantes da Gestão – CNPJ: 17.658.911/0001-03
Banco: Caixa Econômica Federal
Agencia: 0372 | Conta Corrente: 4085-0
 | Operação: 003

Pin It on Pinterest