Confira matéria do site tnonline sobre Ação Civil Pública do Vigilantes da Gestão


“Honpar é alvo de ação por cobrança a pacientes do SUS”

“A ONG Vigilantes da Gestão Pública, de Curitiba, move uma ação civil pública contra o Hospital Norte Paranaense (Honpar), de Arapongas, por cobrança de taxa para atendimento diferenciado a pacientes do SUS. Com base no teor do material apresentado pela ONG, o Ministério Público constatou que o hospital possui a prática de cobrança irregular de ‘taxa popular’, por gerar uma nova porta de entrada do SUS, o que é ilegal, já que atende a população na condição de pacientes particulares. Em nota oficial, o Honpar nega as acusações.

De acordo com os dados levantados durante a investigação, de acordo com a ONG, foi descoberto que o Honpar emitiria guias do SUS e solicitaria que estes pacientes procurassem o município de origem para endossar o atendimento já realizado e os exames posteriores, como se tudo tivesse sido feito pelo SUS, ou seja, além de burlar o sistema do SUS, prejudica a espera de pacientes que seguem os trâmites legais, inclusive há dúvida acerca de eventual recebimento em duplicidade pelo atendimento”

 

 

 

Sir Carvalho, presidente da ONG Vigilantes da Gestão Pública, diz que a entidade atua nas questões relacionadas ao dinheiro público, em todo o Brasil, e receberam uma série de denúncias a respeito do que estaria acontecendo em Arapongas. “Fizemos uma investigação e constatamos essa prática indevida de cobrança, privilegiando alguns pacientes. Por razão disso, impetramos uma ação civil pública pedindo o afastamento dos responsáveis pelo ato ilegal. É importante deixar claro que nós não conhecemos os citados no processo, apenas esperamos colaborar para uma melhor aplicação do dinheiro público”, informou.

Leia na íntegra :

https://tnonline.uol.com.br/noticias/arapongas/46,482329,05,11,honpar-e-alvo-de-acao-por-cobranca-a-pacientes-do-sus


Quer o Vigilantes da Gestão atuando

pela SUA CIDADE?

Contribua e não corra riscos! Sua doação é sigilosa!

Pin It on Pinterest