Corrupção – uma das maiores preocupações dos brasileiros – Por Jornal Nacional –  – UM ANO ATRÁS

A corrupção é uma das maiores preocupações dos brasileiros. O assunto foi citado em mais de 18 mil vídeos do projeto “Brasil que Eu Quero”. Na reportagem exibida em 04/10/2018 da série especial que o Jornal Nacional exibiu, o Pedro Bassan mostrou histórias de quem conseguiu transformar a indignação em algo maior, para fiscalizar e cobrar o que é de todos nós.

Corrupção e correnteza, razões que nos obrigam a levantar a voz. Claudete decidiu enfrentar as duas de uma vez só.

“Sou Claudete Oliveira de Andrade, Anta Gorda, Rio Grande do Sul. O Brasil que eu quero é que os políticos roubem menos e sobre mais dinheiro para construir uma nova ponte. Há 30 anos, essa ponte foi levada por uma enchente e até hoje continua assim. Sem acesso a Guaporé Anta Gorda quando chove”.

Foto: G1

Os problemas do Brasil demoram para chegar até a casa da Claudete, no alto da montanha. Claudete é costureira numa fábrica do outro lado. Ela tomou uma decisão: “Achar onde está indo o dinheiro que não está indo para a ponte”.

Para saber onde o dinheiro está indo, um especialista foi chamado até a cidade. 

Sir Carvalho saiu de Curitiba, onde comanda os Vigilantes da Gestão. Ele é a única face visível de um projeto com mais de 1.500  (atualmente soma 3 mil) voluntários secretos espalhados pelo país.

“Nós temos gente infiltrada, às vezes, no próprio gabinete da autoridade que, possivelmente, vem, ou esteja cometendo um ato ilícito. Isso tem trazido uma certa sensação de ‘sorria, você está sendo filmado”.

Claudete nem precisaria tomar chuva. O especialista ensina que ela pode fiscalizar o trabalho dos governantes sem sair de casa. Os órgãos públicos são obrigados por lei a publicar as contas na internet.

“Acessando o Portal da Transparência, no caso das licitações, por exemplo, a gente vê o que está sendo gasto com alimento, e você, como dona de casa, como qualquer pessoa, sabe quanto custa o quilo de arroz, o quilo de farinha”, explica Sir para Claudete.

A palavra corrupção se multiplicou, especialmente desde março de 2014, quando a polícia descobriu uma quadrilha de doleiros que usava como fachada, em Brasília, um certo lava jato.

Lava Jato já deu origem a mais de cem processos, envolvendo políticos de vários partidos. A Justiça já recuperou em torno de R$ 3 bilhões para os cofres públicos.


Reveja na íntegra e relembre:

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/10/04/corrupcao-e-uma-das-maiores-preocupacoes-dos-brasileiros.ghtml

Pin It on Pinterest