Vigilantes da Gestão notifica Prefeitura de Irati PR por potencial crime ambiental

 

Em vistoria ao lixão Municipal de Irati/PR, na localidade de Pinho de Cima, realizada pelo Presidente do Vigilantes da Gestão Pública – Sir Carvalho – ficou constatado que está sendo depositado resíduos sólidos urbanos diretamente ao solo, sem nenhum procedimento de contenção de chorume, sem cobertura e em local inapropriado, com a presença de animais pelo local. Configurando assim, um potencial CRIME AMBIENTAL.

Diversas irregularidades puderam ser constatadas, conforme seguem:

  • Há um trator de esteira, sendo este equipamento inadequado para o trabalho. Além de ser de pequeno porte, o equipamento não faz a compactação do material e nem rasga as sacolas, contribuindo com a ocupação de mais espaço para a disposição do resíduo.
  • Um grande volume de material sem cobertura, com a presença de vetores.
  • Não há plantio de grama para conter os taludes, nem existe condução de águas pluviais, não existindo canaletas e difusores de energia para a água de chuva.
  • Há uma retroescavadeira da Prefeitura, com avaria, em frente da residência de agricultores, que relataram sofrerem com o chorume que desce para o tanque do gado, e nem as vacas querem beber da água, devido a contaminação.
  • Visão da “montanha” de resíduos, sem cobertura verde do talude, sem drenos coletores de chorume e de gases para queima.
  • Lagoa de chorume em solo nu, infiltrando no solo, com potencial contaminação do lençol freático, causando danos irreversíveis ao meio ambiente e a população de agricultores localizados logo abaixo.
  • O descarte e a falta de atenção ao lixão de Irati estão acarretando sérios danos ao meio ambiente e a população local.
  • Com a emanação de gases, a presença de insetos e animais vetores de doenças, o lençol freático contaminado pelo Chorume e o desconforto pelo mau cheiro, provoca assim, diversos problemas.
  • Não há isolamento adequado da área, permitindo assim o acesso irrestrito de pessoas e animais.
  • A guarita presente no local está abandonada, sem guardião fiscalizando, apenas se encontrava no local, dormindo sobre o trator de esteira, um funcionário de uma empresa.

 



DOS REQUERIMENTOS

Diante de todas as constatações do potencial crime ambiental, o Vigilantes da Gestão Pública requereu que seja  apresentada a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – junto ao CREA-PR, do engenheiro técnico responsável pela operação do lixão de Irati além da comprovação, através de declaração do órgão licenciador – IAT – de que, tanto o lixão quanto a empresa contratada, cumprem as condicionantes da licença concedida e estabelecidas em lei e, a apresentação do contrato de terceirização da operação do lixão para a empresa que lá constava configurada como atuando.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer o Vigilantes da Gestão atuando pelo seu Município?

Siga a Receita e contribua com doações.

Lembre-se: O trabalho é todo voluntário. Mas os custos, infelizmente não.

RECEITA PARA FAZER DENÚNCIAS  E DADOS PARA CONTRIBUIÇÕES

⚫Não temos como atuar fora desta receita e muito menos, atuar sem receita, atuar sem doações.

⚫Não recebemos dinheiro público.

⚫Sente na frente do computador ou com o seu smartphone, estude, faça o passo a passo e lembre-se que serão necessárias doações financeiras para que se dê continuidade!

  1. Primeiro certifique-se que o fato é real, tem materialidade;
  2. Colha provas dos fatos (documentos, prints, cópia de licitação, extrato de contrato, etc);
  3. Faça um relato detalhado dos fatos (o quê, quando, onde, porque, quem e como);
  4. Qualifique as pessoas envolvidas (Nome completo, função na administração pública, grau de participação no fato, se possível CPF e RG, endereço, etc.);
  5. Qualifique o representante do Ministério Público da cidade ou Comarca (Promotoria, Nome do Promotor, endereço, e-mail, etc.);
  6. Coloque em formato Word, junte as provas (vídeos, gravações, etc.);
  7. Envie para o e-mail vgp@vigilantesdagestao.org.br
  8. Conclame os amigos, os familiares, os vizinhos, todos os seus conhecidos, a contribuírem com a sustentabilidade financeira do Vigilantes da Gestão. O trabalho é voluntário. Os custos não.

O resultado deste trabalho, influenciará positivamente na vida de todos. Pense nisso!
.
❇️Links para contribuições aqui no site:
https://www.vigilantesdagestao.org.br/doacoes/

Ou Deposito Bancário – Vigilantes da Gestão – CNPJ: 17.658.911/0001-03
Banco: Caixa Econômica Federal
Agencia: 0372 | Conta Corrente: 4085-0
 | Operação: 003

Pin It on Pinterest