Prefeitura de Porto União é notificada para corrigir edital de coleta e gestão de aterro municipal

Porto União SC – A prefeitura de Porto União, no planalto catarinense, lançou edital para a contratação de empresa para serviços de coleta e operação do aterro municipal no valor máximo de R$ 2.142.473,88 (dois milhões, cento e quarenta e dois mil, quatrocentos e setenta e três reais e oitenta e oito centavos).

O Vigilantes da Gestão, cumprindo um dos seus eixos de trabalho, auditou o edital e detectou diversas afrontas ao que rege a Lei Geral de Licitações (8.666), por resta razão, emitiu na data de hoje (26/05) notificação extrajudicial ao prefeito da cidade para que corrija o edital, sob pena de acionamento na justiça.

No edital, observa-se a existência de exigências que, além de ilegais, limitam indevidamente o caráter competitivo do certame, já que impedem que empresas sabidamente habilitadas a prestação do objeto licitado se habilitem a prestar os referidos serviços, já que não conseguirão atender a Municipalidade no todo objeto e pode beneficiar determinadas empresas, dando vantagem frente a outras.

Também foi constatado que a prefeitura terceiriza o serviço de triagem para empresa privada, quando a Lei 12.305/2010 define que os materiais recicláveis dever ser destinados para as entidades de catadores e que a prefeitura deve promover a organização destes em entidades com fins específicos.

A licitação, afrontando a Lei de Licitações, aglutinou diversos serviços distintos em um único lote, limitando a participação de empresas segmentadas no mercado, onde deveria constar um lote para a coleta regular dos resíduos sólidos urbanos não recicláveis (lixo doméstico), outro lote para a operação do aterro, outro lote para a coleta dos resíduos recicláveis e, por último, um lote para a triagem de resíduos recicláveis (este para associações de catadores).

“O mercado está repleto de empresas especializadas, seja em coleta regular; seja em operação e manutenção de aterros sanitários, seja em coleta regular de recicláveis; querendo contratar com o poder público, porém, são impedidos de licitar da maneira que está sendo licitado em um único lote” explica Sir Carvalho.

.

“O fracionamento deve ser observado, isso aumenta o número de empresas em condições de disputar a contratação e trás vantajosidade para os cofres públicos” reforça.

.

“O Vigilantes da Gestão já auditou mais de mil licitações de lixo e vem encontrando estes vícios, vícios que trazem prejuízos para o povo, pois encarecem os serviços e beneficia empresas viciadas. É seguir a lei que nenhum prefeito terá dor de cabeça” alertou Sir Carvalho, presidente da entidade.

 

 

 

 


Quer o Vigilantes da Gestão atuando pelo seu município?

Não recebemos dinheiro público, nem de partidos políticos, nem de prefeituras.

Somos uma entidade de fins não econômicos que depende de doações para manter as atividades de monitoramento do poder público, que busca por transparência na gestão do dinheiro do cidadão brasileiro. Ajude-nos a continuar esse trabalho independente.

A sua contribuição pode ajudar em nossas operações no COMBATE A CORRUPÇÃO e no CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA. Necessitamos de recursos para deslocamentos, manutenção das pesquisas e investigações.  Somente com o apoio e contribuição de todos, conseguimos orientar e coibir as práticas ilegais na Gestão Pública, protegendo a correta aplicação do erário, o dinheiro do povo.

Deposite qualquer valor que considerar importante para o combate a corrupção:

Vigilantes da Gestão
CNPJ: 17.658.911/0001-03
Banco: Caixa Econômica Federal
Agencia: 0372 | Conta Corrente: 4085-0 |
 Operação: 003

Ou utilize os links de pagamento: https://www.vigilantesdagestao.org.br/doacoes/

Ou ainda,pela plataforma Kickante: https://www.kickante.com.br/campanhas/combate-corrupcao

O BRASIL PRECISA DE VOCÊ! CONTRIBUA COM O COMBATE A CORRUPÇÃO! CONTRIBUA COM O VIGILANTES DA GESTÃO!

Pin It on Pinterest