Vigilantes da Gestao envia recomendação ao Prefeito de Matinhos PR e prefeitura revoga decreto

 

O Vigilantes da Gestão Pública expediu RECOMENDAÇÃO ao Prefeito de Matinhos PR, a fim de que se cumpra o impedimento dos membros da Câmara de Vereadores em compor/integrar a Comissão de Prevenção, Controle, Orientação e Enfrentamento do CORONAVIRUS e que seja ainda, dada a devida divulgação desta Recomendação no site da Municipalidade.

Esta recomendação deve-se ao fato que, através de análise feita pela equipe do Vigilantes da Gestão, verificou que a Prefeitura Municipal decretou a criação de uma Comissão de Prevenção, Controle, Orientação e Enfrentamento do CORONAVIRUS, em decorrência do cenário mundial para enfrentamento da pandemia do COVID-19. O Decreto de no 270/2020 entrou em vigor na data de sua publicação, ou seja, dia 19 de Março de 2020.

Contudo, analisando a composição da Comissão nota-se irregularidade, tendo em vista ser composta apenas por membros da Câmara dos Vereadores: Renato Pereira da Silva, Sandro Paulo Ramos, Marcio Fabiano M. Duarte, Sandro Moacir Braga, Moabe Santos Batista.

Levando-se em consideração que a Comissão de Prevenção, Controle, Orientação e Enfrentamento do CORONAVIRUS tem por finalidade mobilizar e coordenar as atividades dos órgãos públicos municipais e entidades, quanto às medidas a serem adotadas para minimizar os impactos decorrentes da Emergência em Saúde Pública de Importância Municipal, decorrente do CORONAVÍRUS – ou seja – a Comissão formada pela Prefeitura de Matinhos/PR, pelo Decreto 270/2020, no dia 19 de Março de 2020, assinada pelo Prefeito Municipal Ruy Hauer Reichert, está inteiramente composta por membros da Câmara dos Vereadores de Matinhos/PR, o que fere os princípios da separação dos poderes e da harmonia dos poderes,portanto,  tal recomendação se fez necessária.

O Brasil adota a separação dos poderes, visando descentralizar o poder e evitar o abuso do mesmo. Fazendo com que um Poder controle a atuação do outro, onde nenhum poderá sobrepor-se ao outro, trazendo independência harmônica nas relações de governança.

Desta monta, cabe-nos reforçar que:

O Poder Executivo executa as leis, propõe planos de ação e administrar os interesses públicos  – concentra – em esfera Municipal no Prefeito e seus Secretários, neste caso a maioria membros da Comissão de Gerenciamento de Crise.

O Poder Legislativo atua na criação e aprovação das leis, fiscalizando o Poder Executivo, no âmbito municipal é representado pelos Vereadores, também com membros na Comissão.

O Poder Judiciário tem como função interpretar e julgar as leis, aplicando em casos concretos. Tal Poder é representado pelos ministros, desembargadores, promotores de justiça e juízes.

Portanto, a Câmara de Vereadores é de controle, fiscalização e julgamento.

Dentro destas Comissões de Crise haverá decisões de compra, ações, contratações, dentre outros atos, que posteriormente poderão ser objeto de fiscalização e julgamento de analise e procedimentos de denúncias efetuadas. Além disso, as ações pretendidas pelo Comitê de Crise não guardam nenhuma correlação com as funções constitucionais e legais das Câmaras Municipais, a saber: função legislativa, função de controle e fiscalização, função de assessoramento e função administrativa.

Diante das informações levantadas e verificadas pela equipe do Vigilantes da Gestão, foi enviada recomendação a municipalidade a fim de que se cumpram o impedimento dos membros da Câmara de Vereadores em compor/integrar a referida Comissão de Prevenção, Controle, Orientação e Enfrentamento do CORONAVIRUS, onde tivemos a devida revogação por parte da Municipalidade, conforme segue:

Inicialmente, informamos que compactuamos com os Vigilantes da Gestão que a competência do Legislativo é elaborar leis sobre todos os assuntos definidos como de sua competência, fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo.

No entanto a intenção dos vereadores ao solicitar para o Chefe do Poder Executivo a participação dos mesmos como membros da comissão foi com a finalidade de acompanhar o trabalho e fiscalizar as equipes que estão fazendo
barreiras sanitárias nas entradas do Município, visto que a situação do Covid 19 é uma situação atípica e que os Municípios menores como é o caso de Matinhos necessita da colaboração de todos.

Isto posto, imaginando termos esclarecido os questionamentos, reiteramos os votos de elevada estima e consideração, permanecendo à disposição para eventuais esclarecimentos necessários que Vossa senhoria acredite ser necessário.



 

Quer o Vigilantes da Gestão atuando pelo seu município?

Não recebemos dinheiro público, nem de partidos políticos, nem de prefeituras.

Somos uma entidade de fins não econômicos que depende de doações para manter as atividades de monitoramento do poder público, que busca por transparência na gestão do dinheiro do cidadão brasileiro. Ajude-nos a continuar esse trabalho independente.

A sua contribuição pode ajudar em nossas operações. Necessitamos de recursos para deslocamentos, manutenção das pesquisas e investigações.  Somente com o apoio e contribuição de todos, conseguimos orientar e coibir as práticas ilegais na Gestão Pública, protegendo a correta aplicação do erário, o dinheiro do povo.

Deposite qualquer valor que considerar importante para o combate a corrupção ou utilize os links de pagamento:

https://www.vigilantesdagestao.org.br/doacoes/

Vigilantes da Gestão
CNPJ: 17.658.911/0001-03
Banco: Caixa Econômica Federal
Agencia: 0372 | Conta Corrente: 4085-0 Operação: 003

O BRASIL PRECISA DE VOCÊ! CONTRIBUA COM O COMBATE A CORRUPÇÃO@ CONTRIBUA COM O VIGILANTES DA GESTÃO!

Pin It on Pinterest