RETROSPECTIVA 2019

Um pouco do que foi feito pelo VIGILANTES DA GESTÃO

2019 foi um ano de muito trabalho para o Vigilantes da Gestão, mas foi também, de belíssimos resultados.

Mais um ano de trabalho, o Vigilantes da Gestão mesmo com todas as dificuldades, venceu. As dificuldades são impostas pela falta de apoio financeiro, de doações da população, pois não recebemos dinheiro público, por princípios.

Rodamos mais de 80 MIL KM (isso mesmo, oitenta mil!) em estradas esburacadas, asfaltos intermináveis e atalhos para desviar de emboscadas. Muitas campanas, incontáveis reuniões com Ministério Público e Gaeco, inúmeras instruções sobre licitações, incansáveis visitas a lixões.

Visitamos prefeituras, câmaras, analisamos os editais de licitação, vistoriamos crimes ambientais, colhemos provas e ouvimos os Vigilantes Secretos, gente do povo, povo indignado com os desmandos na gestão pública. Este trabalho, Sir Carvalho na condição de presidente o fez, demonstrando que uma organização deve ser guiada pelo exemplo, pela ação, pelos princípios, pois discurso não salva ninguém.

  • Foram em torno de 50 Ações Civis Públicas propostas.
  • Pouco mais de 50 Recursos enfrentados perante o TJPR .
  • Propusemos 30 reclamações perante o STF.
  • Mais de 100 prefeituras notificadas no País.
  • Foram propostas ações em São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Paraná.

Muitas liminares favoráveis, editais de licitação corrigidos, portais da transparência melhorados, cargos devidamente substituídos, instruções de equipes realizadas, e até alterações legislativas de que fizemos parte. Fruto do trabalho sério desenvolvido pela equipe de advogados, liderada pelo Dr. Raphael Karan.

Tudo sem usar um centavo de dinheiro público e com escassos recursos de doações.

       

Comunicar o que está sendo feito é preciso.

Em redes sociais, abrimos o ano com pouco mais de 2.000 seguidores. E estamos fechando com mais de 7.200 pessoas acompanhando o Vigilantes da Gestão, interagindo, comentando, compartilhando nossas informações. Pessoas sedentas por combater a corrupção e por fazer um país melhor.

Realizamos ainda, o primeiro Seminário de Combate a Corrupção e Controle da Gestão Pública. Ansiamos por recursos financeiros, apoiadores, patrocinadores, para realizarmos os próximos.

Fomos matéria em diversos veículos de comunicação, em vários estados. Nossas ações, nos proporcionou estarmos também, no Livro de 50 anos do JN.

Fizemos pouco diante do muito a ser feito. Mas fizemos muito, diante do pouco que por ora, temos.

Acesse e confira (algumas das) nossas AÇÕES OPERACIONAIShttps://www.vigilantesdagestao.org.br/acoes-operacionais/

“A cada semana, depois de levantadas as irregularidades, os advogados entraram em campo, expedindo notificações extrajudicial, mandando corrigir erros em editais, erros que poderiam trazer prejuízos ao povo, ou até, beneficiar empresas que atuam em conluio com os agentes públicos.

Quando a administração notificada se recusou a modificar ou corrigir os pontos apontados, agimos no judiciário com ações, obtemos liminares, freamos os danos, danos que podem chegar a casa de milhões.

Por  outras vezes, noticiamos ao Ministério Público, para que o promotor tivesse elementos para agir. Trabalho sintonizado com os órgãos de controle, afinal somos um serviço acessório voluntário, cidadão e legitimado.

 A transparência nos entes públicos ainda é capenga, então, de forma diligente, provocamos o cumprimento das leis que obrigam gestores a disponibilizar os dados para toda a população, para que sem privilégios, qualquer pessoa interessada tenha acesso a aplicação do dinheiro, e se quiser faça o bom uso no combate a corrupção.

 A cultura do nepotismo, arraigada nos porões da política brasileira também mereceu nossa ação. Diversos gestores foram obrigados a demitir parentes. Cargos ocupados por pessoas sem a mínima capacidade técnica, mas que tinham sido premiadas com o referido, pelo simples fato de fazer parte da família.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, auditando o uso de verba de ressarcimento, detectamos o uso indevido de dinheiro do povo pelos deputados. Movemos então, mais de quinze ações. Obtivemos a indisponibilidade de bens de alguns e a proibição do uso sem justificativa de outros, colocando um freio na farra com o dinheiro do povo, isso obrigou os deputados a mudar as regras dentro daquele poder.

O GAECO, através de notícias que oferecemos empreendeu diversas operações, culminando com prisões, apreensões, e inúmeras ações criminais e cíveis, um trabalho que merece nosso reconhecimento.

Aliás, o Ministério Público tem trabalhado incansavelmente neste combate. Vereadores, prefeitos, assessores e empresários, presos ou afastados.

Não ficamos só no processo de repressão, fizemos milhares de orientações às equipes de licitações, dando oportunidade para que paradigmas antigos fossem mudados, mostrando um novo caminho aos servidores. Afinal, eles precisam de orientação técnica para impedir, no seu tempo, que políticos usem de subterfúgios inadequados nas compras.

Transpusemos fronteira, atuamos em diversos Estados, pessoalmente ou à distância, através da provocação dos nossos voluntários secretos em cada comunidade.

Vigiamos, coibimos, combatemos, ensinamos, vencemos.

Fizemos com quase nada de recursos, recursos obtidos junto a pessoas do povo, gente preocupada com os destinos da Nação!

Sofremos perseguições, emboscadas, ameaças, reação do sistema corrupto instalado na política, mas seguimos firmes e incólume, pois se trata de salvar vidas na fila da doença, nas estradas, e para isso o dinheiro não pode ser desviado, desperdiçado, seguimos em frente, vamos dobrar a meta em 2020!” Relata Sir Carvalho , Presidente Atuante do Vigilantes da Gestão. 

Agradecemos a todos que estiveram conosco em cada empreitada. Que possamos estar e continuar juntos.  E que nos próximos meses do ano vindouro, ano de eleição, início de uma nova década, possamos ver esses números ainda mais ampliados, para que um dia… um dia quem sabe, não precisemos mais fazê-los.

 Pode vir 2020, porque aqui, seguimos sempre, VIGILANTES DA GESTÃO!!

 

Pin It on Pinterest