Na administração pública o principio da isonomia (igualdade) deve ser respeitado. Ao prefeito, quando necessita de estagiário, a lei obriga fazer processo seletivo para contratar.
As regras devem ser claras, aplicação de teste, pontuação, etc. Isso evita a indicação política, a preferência partidária, a nomeação de parentes ou cabos eleitorais de vereadores.
O ideal é colocar no Portal da transparência as condicionanantes, o chamamento e a classificação dos candidatos, dando ciência ao povo de como e quem foi contratado.
O poder discricionário do prefeito não pode ser exercido sem essas premissas. Se pudesse, a contratação de estagiários se transformaria em verdadeira máquina de votos, de dominação. Perversa utilização do serviço público para fins escusos, para manter o poder.
A prefeitura não é bem privado, não é empresa, é uma instituição do povo, deve ser administrada com zelo, na legalidade. Caso você não conheça a metodologia de contratação dos estagiários da prefeitura, se informe. Se não foi respeitado a lei, denuncie!
Sir Carvalho