SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL suspende nomeação da Secretária de Assistência Social

de Ubiratã PR

O Ministro Edson Fachin suspendeu a nomeação que se refere ao cargo da Secretária de Assistência Social do município de Ubiratã, localizada na região Noroeste do Paraná. A nomeada é esposa do Prefeito e conforme consta, não comprova ter formação específica ao referido cargo. Com uma superfície de 655 mil km² e população em torno de 21 mil habitantes, é bem possível que se encontre alguém com formação específica e compatível ao cargo, e que siga o rito legal.

O Vigilantes da Gestão Pública recebeu a denúncia (em 2019) e, através de sua equipe jurídica liderada pelo Dr. Raphael Karan, entrou – na ocasião – com a Ação Civil Pública por Nepotismo.

Desde 2018, quando iniciamos junto ao Vigilantes da Gestão, temos combatido o nepotismo no Brasil.
Buscamos findar com essa prática que não condiz com a efetiva proteção constitucional, conferida aos princípios norteadores da Administração Pública, bem como o conteúdo da Súmula Vinculante 13 – de nomeação automática das esposas de Prefeitos. como Secretárias de Assistência Social – além de outras formas de nepotismo.
No caso de Ubiratã, obtivemos uma decisão do STF – do Ministro Fachin – suspendendo a nomeação.
Vamos aprofundar o trabalho, principalmente nas nomeações que ocorrerão pelos novos Prefeitos em 2021. 
Relata Dr. Raphael Karan, que de forma brilhante, vem conduzindo as ações e a equipe de advogados do Vigilantes da Gestão Pública.

A decisão do Ministro Fachin, trata de embargos de declaração opostos em face de decisão monocrática, em que julgada anteriormente procedente, o qual violou a Súmula Vinculante nº 13.

“De início, explicita-se que os embargos de declaração são cabíveis para esclarecer obscuridade, eliminar contradição e erro material ou suprir omissão em decisão judicial. Conforme ensinam Marinoni, Arenhart e Mitidiero, a omissão a que refere o art. 1.022 do CPC: (…) representa a falta de manifestação expressa sobre algum ponto ou questão sobre a qual devia se pronunciar o juiz de oficio ou a requerimento.

Como deixa claro o próprio paragrafo único do art. 1.022, o conceito de omissão relevante para fins de embargos declaratórios é dado pelo direito ao contraditório.

Verifica-se assistir razão a parte ora embargante quanto a necessidade de esclarecimento, pois este argumento não ficou claro na decisão embargada Como já dito na decisão ora embargada, a interpretação que excepciona da incidência da Sumula Vinculante os cargos de natureza politica não encontra amparo na Constituição Federal.

A nomeação da esposa do prefeito para o cargo de secretaria de assistência social esvazia a efetividade da proteção constitucional conferida aos princípios norteadores da Administração Pública, bem como o conteúdo da Súmula Vinculante 13 do STF.

Essas súmulas, nos termos do art. 103-A da Constituição, vinculam também a Administração na esfera municipal.

Ante o exposto, necessária é a suspensão dos efeitos da nomeação questionada.

Diante de todo o exposto, com fundamento no art. 1.024, § 2º, do CPC, acolho os presentes embargos de declaração, sem efeitos infringentes, para prestar os esclarecimentos devidos.

Retifico a decisão embargada, determino que se faça a constar, na parte onde se lê: para cassar o ato reclamado, nos autos nº 0002707-59.2018.8.16.0172, devendo-se proceder a nova decisão como entender de Direito, lê-se: para suspender os efeitos da Portaria nº 03/2017 do Município de Ubiratã/PR, na parte em que nomeia Eliane Omori Duarte para Secretaria de Assistência Social.”

Ministro Edson Fachin – Supremo Tribunal Federal

 



Quer o VIGILANTES DA GESTÃO PÚBLICA, atuando pelo seu munícipio ou região?

Siga a Receita Para Fazer Denúncias:

1. Primeiro certifique-se que o fato é real, tem materialidade;
2. Colha provas dos fatos (documentos, prints, cópia de licitação, extrato de contrato, etc);
3. Faça um relato detalhado dos fatos (o quê, quando, onde, porque, quem e como);
4. Qualifique as pessoas envolvidas (Nome completo, função na administração pública, grau de participação no fato, se possível CPF e RG, endereço, etc.);
5. Qualifique o representante do Ministério Público da cidade ou Comarca (Nome do promotor, Promotoria, endereço, e-mail, etc.);
6. Coloque em formato Word, junte as provas (vídeos, gravações, etc.);
7. Envie para o e-mail vgp@vigilantesdagestao.org.br
8. Lembre de conclamar aos amigos, familiares e conhecidos, a contribuírem com a sustentabilidade financeira, com doações ao Vigilantes da Gestão.
Todos os detalhes de como doar neste link https://www.vigilantesdagestao.org.br/doacoes/

O trabalho é voluntário. Os custos não.

Contribua com o Brasil. Contribua com o Combate a Corrupção.

Contribua com o Vigilantes da Gestão!

Pin It on Pinterest