Vigilantes da Gestão e o Presidente Sir Carvalho, citados no livro de “50 Anos do Jornal Nacional”.
Página 155.

Ser e fazer história.
Algo que somente se faz, com competência, ética e coragem.

Nosso agradecimento ao repórter Pedro Bassan e a Vigilante Claudete Andrade.
#vigilantesdagestao#semprevigilantes#JN#jornalnacional#50anos#historia

PÁGINA 155, LIVRO JORNAL NACIONAL 50 ANOS

…………………………………………………………………………………………………………….
Corrupção é uma das maiores preocupações dos brasileiros

Assunto foi citado em mais de 18 mil vídeos do “Brasil que Eu Quero”. JN mostra histórias de quem conseguiu transformar a indignação em algo maior para fiscalizar e cobrar.

É difícil acreditar, mas no local existe uma ponte, construída só um metro acima do nível do rio. A obra provisória vai completar 30 anos, sem que nenhum governante tenha se preocupado em construir uma nova. Sem a ponte, a viagem é quase quatro vezes maior e incalculavelmente pior.

Claudete é costureira numa fábrica do outro lado. Ela tomou uma decisão.

“Achar onde está indo o dinheiro que não está indo para a ponte”.

Para saber onde o dinheiro está indo, um especialista foi chamado até a cidade.

Sir Carvalho saiu de Curitiba, onde comanda os Vigilantes da Gestão. Ele é a única face visível de um projeto com mais de 1.500 voluntários secretos espalhados pelo país.

“Nós temos gente infiltrada, às vezes, no próprio gabinete da autoridade que, possivelmente, vem, ou esteja cometendo um ato ilícito. Isso tem trazido uma certa sensação de ‘sorria, você está sendo filmado”.

Claudete nem precisaria tomar chuva. O especialista ensina que ela pode fiscalizar o trabalho dos governantes sem sair de casa. Os órgãos públicos são obrigados por lei a publicar as contas na internet.

“Acessando o Portal da Transparência, no caso das licitações, por exemplo, a gente vê o que está sendo gasto com alimento, e você, como dona de casa, como qualquer pessoa, sabe quanto custa o quilo de arroz, o quilo de farinha”, explica Sir para Claudete.

Reveja a história de outubro 2018, na íntegra:

Pin It on Pinterest